🇧🇷 Museu de Cluny #Paris, França

Museu de Cluny
Cidade: Paris, França
Local: Centro, Entre a Île de la Cité a Universidade Paris-Sorbone
Período: Idade Média
Link: http://www.musee-moyenage.fr/
Facebook /museecluny
Preço: 08 EUR
Classificação: 8 estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exibição e Exposição
⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização, Preço e Acesso

Estava EU sossegado passeando por entre as ruas de Paris quando observei essa clássica construção parisiense com diversas pessoas entrando e saindo e, por curiosidade, fui verificar do que se tratava. Ao entrar no prédio percebi que era um local reservado da cidade que logo se revelou um grande “achado” para mim. Não pensei duas vezes e tratei de conhecer um dos mais icônicos museus locais, talvez a maior coleção medieval existente em Paris, simplesmente Cluny é o mundo medieval figurado entre suas paredes.

Quando pensamos em um museu histórico Cluny é referência. O Museu de Cluny (em francês: Musée de Cluny), oficialmente chamado de Museu Nacional da Idade Média (em francês: Musée National du Moyen-Âge), é um museu de Paris dedicado à preservação de um rico acervo de arte medieval. O museu está instalado em dois edifícios históricos adjacentes: as Termas Galo-Romanas (séculos I-III d.C.) e a ala residencial dos monges de Cluny (século XV), chamada de Hôtel de Cluny. Desde sua fundação como museu em 1843 a coleção vem sendo ampliada, e hoje é capaz de formar um panorama abrangente de arte e história desde a Gália Romana até o século XVI.

O museu é amplo com 4 pisos para acesso as galerias, muito bem elaboradas, o térreo com mais dois andares acima e um subsolo que é onde fica os paredões Galo-Romanas com as diversas esculturas remanescentes da antiguidade.

Os displays com textos explicativos é somente em francês, ruim para quem não conhece a língua e quer entender melhor o significado dos itens, por outro lado as peças por si só já fascinam os olhos. Contudo o Museu disponibiliza um audioguide, mas é em francês também.

De qualquer forma o museu é incrivel nos detalhes, podemos contemplar as salas com diversas pinturas, artes em tapetes, vitrais, peças de guerra, vida doméstica, agricultura, jóias, etc … sem dúvida, e claro, pois quando falamos de Idade Média não há como deixar de pensar na religiosidade do período e que está bem representada nas inúmeras peças e itens expostos no museu – A Igreja Medieval vive em Cluny, paredes da qual abrigou um antigo mosteiro.

É interessante notar que em Cluny também é “depósito” das esculturas e peças utilizadas nas principais Catedrais de Paris entre estas La Sainte-Chapelle de Paris, Eglise Saint-Germain-des-Prés e Notre-Dame de Paris, com suas antigas cabeças “reais”.

É uma pena que as fotos não ficaram boas (como gostaria), pois as tirei com um antigo celular meu à época (2013) onde o aparelho não tinha uma camêra decente, com baixa resolução, imagina ainda em ambiente de pouca luz, tentei dar um tratmento para conseguir uma melhor vizualização.

Enfim, quem tiver mais interesse visite o Museu em Paris ou basta acessar o site e a página no facebook para conferir os diversos itens da coleção. Vou ficando por aqui, abaixo, como de costume, algumas fotos. Obrigado e Valew Valew 😉

Vista por entre as ruas de Paris
Visita a o Musée de Cluny – Pátio.
Entrada do Museu

Antigas cabeças retiradas da Fachada da Notre-Dame de Paris

Vitrais

Arte em Tapeçaria

Cabeça de João Batista em um prato feito em ouro

Bíblia Católica

Localização do Museu de Cluny em Paris

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s