🇧🇷 Sítios Arqueológicos Giza & Museu Imhotep #Cairo, Egito

Sítios Arqueológicos Giza (Gizé), Memphis e Saqqara | Museu Imhotep
Cidade: Cairo, Egito
Local: 25km ao Sudoeste do centro do Cairo.
Período: Egito Antigo. Aprox. 2500 A.C
Link: http://www.egypt.travel/
Facebook /experienceegypt
Preços:
Pirâmides de Giza: 08 EUR (60 LE)
Sítio Arqueologico de Mêmphis: 05 EUR (40 LE)
Templos de Saqqara: 08 EUR (60 LE)
Museu Imhotep | Saqqara
Classe: 7 estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exibição e Exposição
⭐ Descrição e Display (Árabe + Inglês + Francês)
⭐ Localização, Preço e Acesso

Estive nos dias 13/14/15 de outubro de 2015 no Cairo, Egito. Viagem que coincidiu com o ano novo islâmico. Essa aventura foi curta mas muito produtiva, dividi o passeio em 2 dias. No 1º dia visitei os sítios arqueológicos em Giza, Memphis e Sqqara; já no 2º dia (próximo post) fui até o Museu do Egito e andei pelo Old Cairo.

Bem … Giza!!!! Indescritível. É possível ver as pirâmides de Giza pelo Cairo, dependendo da localização, mas como cheguei no final da tarde do dia 13 fui direto ao hotel, que ficava próximo ao Rio Nilo, não pude contempla-las de onde estava; sendo assim, apenas dei uma volta a noite pelas ruas do Cairo no entorno do Hotel e aguardei o dia seguinte. Logo pela manhã peguei um táxi rumo a região de Giza, mas havia uma neblina e ainda impedido de visualiza-las.

Ao chegar em Giza, em torno das 8h, aluguei um cavalo para percorrer o sítio; fizemos um trajeto que cortava uma pequena rota entre um cemitério islâmico e um pequeno morro, uma sensação quase surreal, pois essa experiência me remeteu ao passado comum aos típicos viajantes beduínos, mas ainda não podia ver as gigantes pirâmides, pois a neblina continuava sobre nós, mas ao finalizar o contorno pelo cemitério – uns 15 min de cavalgada – uma das pirâmides, a de Quéfren, foi se “descortinando” e se revelou absoluta, parecia eu não acreditar naquilo que via … foi indescritível.

Passei minha infância do primário ao secundário na escola vendo fotos, histórias com ilustrações, da qual os livros em que viajava eram meus limites e agora as Pirâmides imponentes e diante de mim.

Giza: tire uma manha ou uma tarde, pelo menos umas 2h a 3h horas.
– Passeie pelo sítio das 3 Grandes Pirâmides, alugue um camelo ou cavalo;
– Visite o interior da Grande Pirâmide (Queóps);

No sítio em Giza há a famosa Esfinge, em frente da Pirâmide de Quéfren, pelo sítio há mais outras piramides menores ao lado das de Queóps e Miquerinos, 3 de cada, que foram construídas para as Rainhas, inclusive dá para visitar o interior dessas; há também diversas áreas com escavações e ainda outras construções que compõem o perímetro.

Na sequência fui para o Sítio de Mêmphis, um pouco mais ao sul margeando o lado oeste do Rio Nilo. Para saber sobre Mêmphis acesse: http://www.fascinioegito.sh06.com/menfis.htm

Ao chegar em Mêmphis, nos dá a sensação que tudo lá respira Ramsés II, talvez o último esplendor desta antiga cidade. Mêmphis se trata basicamente de um museu a céu aberto, nela há uma pequena construção/Museu (dispensa classificação, pois é muito simples) que abriga alguns objetos e itens do antigo egito, mas a grande atração é o Coloso de Ramsés II, uma estátua de 11 metros construída em granito.

Saindo do museu podemos andar por uma pequena rua com diversas estátuas e monumentos que representam o ambiente da época, destaque para a Esfinge ao centro em face a outra estátua de Ramsés II, no entorno há várias bancas de suvenirs.

Em Mêmphis observamos uma estrutura bastante precária, o valor histórico cultural do local e seus objetos são incalculáveis, mas as condições de apresentação deste sítio-arqueológico-museu é bastante deprimente, acredito que 1h/1:30h seja suficiente.

Após a visita me dirigi a Saqqara, logo ao lado uns 10 minutos de táxi, pouco mais ao sul. Em Saqqara também há um Museu – IMHOTEP MUSEUM – que leva o nome do arquiteto da Pirâmide escalonada; neste espaço há uma coleção bastante interessante de objetos e itens egípcios, inclusive um sarcófago em uma das salas. O local – Museu – que reserva as coleções é bem mais agradável que em Mênphis, aliás o prédio está em excelente condições de ambiente e estrutura. Não deixe de ir a Saqqara sem conhecer o Museu IMHOTEP > Link The Imhotep Museum .

Na parte externa do sítio há uma entrada, um Portal em pedras que nos leva por um corredor que termina em um pátio amplo onde se encontra a grande atração do local a Pirâmide de Djoser (escalonada). Neste local não há muito o que ver, em termos de egiptologia, a não ser ruínas, um amontoado de pedras e escavações; mas vale o passeio para perceber elementos da arquitetura do antigo egito. Uma vista interessante é subir por entre estas ruínas e vislumbrar pelo horizonte outras pirâmides da região. O passeio em Saqqara deve levar em torno de 1h a 1:30h.

Se ainda tiver disposição não deixe de visitar o Museu do Papiro, Papyrus Museum: 121 Al-Nil Street, Giza. Aberto das 9am às 9pm. Gratuito. No meu caso, estava um pouco cansado e optei para visitá-lo em uma próxima oportunidade.

Logo abaixo algumas fotos ok … Obrigado e Valew Valew 😉

Para saber mais:
Site sobre Arqueologia Egípcia
, Márcia Jamille, Egiptóloga Brasileira
Canal no YouTube sobre Arqueologia Egípicia

Muslim Cemetery | Giza Site

Camel | Giza Site

Inside the Great Pyramid of Cheops

Ramses Statue at Memphis

Souvenir | Memphis Site

Sphinx | Memphis Site

Saqqara Gate

Saqqara

Pyramid of Djoser

Localização de Giza no Cairo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s